Artigo: Novembro Azul – Da Prevenção à Prostatectomia

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

A saúde da próstata é essencial para uma vida saudável. Medidas como manter uma alimentação balanceada (destacada em outros artigos), hidratar-se adequadamente, manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente e reduzir o consumo de álcool e tabaco são fundamentais. Além disso, o controle do estresse e a realização de exames de rotina, incluindo o toque retal e o teste de PSA (Antígeno Específico da Próstata), são práticas recomendadas para a detecção precoce do câncer de próstata.

A campanha do Novembro Azul, destaca a conscientização sobre a saúde masculina, vale ressaltar a importância do teste de PSA como parte muito importante da prevenção. Conforme indicado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados. A medicina de precisão e os testes genéticos têm contribuído significativamente para melhorar as perspectivas de tratamento. Esses testes, como o somático e o germinativo, possibilitam uma abordagem mais personalizada ao identificar as características genéticas específicas do câncer de próstata de um paciente, proporcionando tratamentos mais eficazes e a possibilidade de medidas preventivas para familiares com histórico da doença.

Após a prostatectomia, a cirurgia de remoção da próstata, é possível manter uma vida sexual ativa, embora a função erétil e a ejaculação possam ser afetadas devido à remoção da próstata e estruturas adjacentes. Assim, o urologista pode recomendar diversas opções de tratamento, como:

  • Medicamentos orais: sildenafila, tadalafila, lodenafila e vardenafila, que podem melhorar o fluxo sanguíneo para o órgão e facilitar a ereção.
  • Terapia de vácuo: envolve o uso de um dispositivo de vácuo para criar ereção, seguido do uso de um anel de constrição para mantê-la.
  • Implantes penianos: dispositivos cirurgicamente implantados no órgão para permitir a ereção sob demanda.

A resposta ao tratamento pode variar de pessoa para pessoa. O urologista deve acompanhar todo o processo de forma individualizada e fazer as adequações necessárias ao tratamento. O apoio emocional por psicólogo ou terapeuta deve ser também considerado na dinâmica multidisciplinar do caso estabelecido.

Concluindo, adotar um estilo de vida saudável é fundamental para a saúde da próstata, incluindo hábitos alimentares equilibrados, exercícios regulares e exames de rotina. A medicina de precisão tem revolucionado o tratamento do câncer de próstata, proporcionando abordagens mais personalizadas. Após a prostatectomia, a função sexual pode ser afetada, mas há diversas opções de tratamento disponíveis, com a necessidade de um acompanhamento médico individualizado e, em alguns casos, suporte emocional.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Fitoterapia, Ortopedia e Traumatologia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Professor de Ciências Biológicas e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: